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2
jun

Posição dos Componentes do Sistema Ar Condicionado Automotivo

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25
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18
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16
abr

Vazamento de óleo no motor

Perda de óleo, mesmo que em pequena quantidade, se for contínua poderá diminuir a lubrificação do motor. Assim que notar o problema, procure levar ao mecânico para localizar a origem e realizar o reparo. Lembre-se, motor sem lubrificação pode ter graves consequências.

Se ao retirar o carro da garagem você notar uma mancha de óleo no chão, é sinal de que algo não está bem com o motor. Geralmente o problema está ligado a pequenas gotas de óleo provenientes de algum vazamento dos componentes do motor.

Principais causas

As principais causas de vazamento são:

– Excesso de óleo: Uma das principais causas pode ser provocada pelo próprio motorista. O motor do carro deve estar com o óleo sempre no nível, se há pouco lubrificante o risco é o desgaste nas peças, se há muito, ocorrem vazamentos.
Para evitar que isso aconteça é importante verificar o nível do óleo sempre em lugares planos com o motor frio (após 10 minutos desligado). O recomendável é verificar o nível do óleo uma vez por semana.

– Tampão do Cárter: outra causa comum é o vazamento pelo reservatório de óleo. Muitas vezes o tampão não fica bem apertado após a troca do óleo ou a junta está desgastada. Neste caso, o reparo é simples e rápido de ser feito.

– Desgaste Natural: em alguns casos o vazamento está ligado ao desgaste natural das peças de vedação. Como são compostas por juntas metálicas ou de borracha, o desgaste é recorrente.

– Retentor: a peça tem como função reter os óleos, graxas e outros fluídos além de evitar a entrada de impurezas do meio externo, como poeira ou areia. Se o problema for nesta peça, é necessário substituir o retentor e uma investigação mais apurada para verificar se há outro local com problemas.

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O Reparo

Toda atenção é fundamental no momento de se realizar um diagnóstico eficaz do vazamento. Procure um mecânico de confiança, pois ele terá os equipamentos necessários para uma análise completa de toda a área antes que ela seja limpa.

15
mar

O compressor automotivo é de extrema importância

O compressor automotivo é de extrema importância para que o sistema de ar condicionado do automóvel funcione corretamente. Ele tem a função de aquecedor e de refrigerador.

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O compressor do sistema de ar condicionado automotivo funciona similarmente ao que existe na sua casa ou no escritório onde trabalha. Sua função é fazer o ar circular e movimentar a umidade do evaporador dentro do seu carro para um condensador fora do veículo, realizando a compressão do gás no sistema. Caso o compressor não esteja funcionando corretamente, o arrefecimento do ar condicionado não funciona, fazendo com que o sistema de ar condicionado perca sua funcionalidade.

Para quem não sabe como funciona o sistema de ar condicionado, desde que esteja funcionando, não pensa nas centenas de peças que trabalham juntamente para nos trazer conforto do ar condicionado. O compressor é das peças que é muito usada no verão, pois provê o ar frio para o automóvel.

Ele realiza exatamente o que seu nome diz: comprime o gás refrigerante e o manda para o condensador do seu carro. Esse processo todo é alimentados por correias de transmissão do motor. O gás refrigerante líquido a alta pressão, é convertido em um gás e passa por dentro de um sistema de tubos onde o calor do gás é eliminado rapidamente, realizando assim o seu arrefecimento.

O gás arrefecido depois é convertido para a forma líquida, já que ele retorna ao compressor. O gás de refrigeração é utilizado para refrigerar o ar da cabine do carro.

É difícil conseguirmos determinar o tempo de vida útil de um compressor, da mesma forma que acontece com qualquer outra peça do sistema automotivo, mas existem alguns fatores que podem nos ajudar a determinar durante quanto tempo o compressor conseguirá realizar o seu trabalho. O primeiro fator, é a idade do carro. Atualmente, os carros novos possuem sistemas de ar condicionado que podem ser considerados confiáveis, de maneira que nos primeiros anos, caso seja realizada sua manutenção preventiva, os defeitos são raros.

Mas, assim como outras partes do automóvel, à medida que a quilometragem e a idade do carro começam a aumentar, naturalmente o desgaste fará com que ao longo do ano o sistema comece a falhar e a apresentar mau funcionamento. Caso o compressor apresente problema, o sistema de ar condicionado automotivo fica totalmente comprometido, pois significa pouco ou até mesmo nenhum ar frio no sistema.
Causas-e-sintomas-dos-principais-problemas-que-o-sistema-de-direcao-hidraulica-pode-apresentar

O recomendado é seja realizada uma revisão e limpeza do compressor regularmente, mesmo que o sistema de ar condicionado esteja trabalhando normalmente. Dessa forma, prolonga seu tempo de uso e sua duração. além dele funcionar corretamente.

Uma observação importante: caso o compressor do seu veículo precise ser substituído, sempre substitua por compressores originais e com as mesmas especificações do fabricante, para que a durabilidade dele seja extensa e não lhe traga dor de cabeça.

Caso você repare que o sistema de ar condicionado do seu automóvel não está funcionando corretamente, não está gelando ou gelando pouco, indica que ele está precisando de um reparo e de uma revisão. Para consertar o sistema e saber realmente o que precisa ser trocado, procure um centro automotivo de confiança, onde os mecânicos terão as ferramentas corretas para realizar a manutenção e o conhecimento para saber exatamente o que precisar ser feito no sistema.

Dessa forma, recomendamos que não se tente mexer no sistema por conta própria, pois mais peças poderão ser danificadas, além delas serem bastante caras. Leve o automóvel para ter seu sistema de ar condicionado revisado e reparado em um centro automotivo de confiança.

28
fev

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo

Um cuidado muito importante quando lembramos de usar o ar condicionado do carro em dias quentes, a limpeza do sistema de ar condicionado automotivo pode ser de diferentes tipos, vamos descrever algumas informações importantes sobre a limpeza Flushing.

A limpeza completa do sistema de ar condicionado veicular, conhecida como Flushing é o procedimento que deve ser utilizado para retirar completamente o óleo, detritos e os contaminantes das paredes internas dos tubos e mangueiras do sistema de ar condicionado automotivo. Esses objetos estão presentes nesse sistema devido à deterioração dos equipamentos como o compressor e o filtro acumulador secador do ar condicionado, que são os que mais causam esse tipo de problema.

Esse tipo de limpeza do ar condicionado do automovel é necessária também em veículos mais antigos, com ineficiência no funcionamento do sistema, mesmo que, em seu funcionamento normal, estejam devidamente abastecidos de fluido refrigerante R-134a.

No sistema automotivo de refrigeração, o compressor do ar condicionado necessita de lubrificantes internos especiais para atenuar o desgaste das partes móveis das suas peças.

É importante lembrar que em veículos a quantidade deste óleo varia de 130 a 500ml. Em determinados sistemas ou condições de trabalho esse lubrificante pode ser contaminados. Dessa forma é considera-se contaminado se for exposto à umidade e limalhas oriundas do desgaste interno do compressor do sistema.

Para que seja realizada a limpeza do sistema, ou seja, retirar totalmente este lubrificante contaminado presente no ar condicionado é preciso um fluido ou um solvente capaz de misturar-se e dissolver o óleo, deixando-o menos viscoso e com alta fluidez.

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Portanto para utilizar essa limpeza com eficiencia é recomendado o fluido R-141B, que pode ser utilizado no estado líquido à temperatura ambiente, facilitando muito seu manuseio e a eficiência de limpeza.

Esse tipo de serviço requer cuidados, pois o fluido de limpeza sob alta pressão se expande e pode também baixar muito a temperatura, podendo causar algum tipo de lesão e queimaduras no corpo. Para isso o técnico deve ter experiencia e conhecimento em seu manuseio.

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24
fev

Não esfria o ar condicionado automotivo do Ford Fusion

No Salão do Automóvel de São Paulo que aconteceu recentemente, tivemos a oportunidade de ver poucas novidades em relação ao mercado automotivo, por parte da Ford. Uma das novidades apresentadas foi a linha 2015 do Fusion, que está começando a chegar agora às concessionárias. Entre as novidades que podemos ver incorporadas desde a versão inicial do Sedan, estão o cinto de segurança traseiro infláveis, item muito importante quando o assunto é segurança.

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Os espelhos retrovisores externos são rebatíveis, o ajuste do banco do passageiro é elétrico e possui seis posições e temos também o assistente de emergência, que é um recurso integrado juntamente com o sistema multimídia Sync que realiza a ligação telefônica para o SAMU assim que detecta algum acidente ocorrido.

Claro que com esses novos itens que utilizam muita tecnologia, o modelo subiu de preço. Antes o Fusion tinha como preço inicial o valor de 98.700,00 reais. Agora começa a partir de 103.000,00 a versão de motorização 2.5 litros Flex. Nesse modelo, o automóvel sai de fábrica equipado com oito air bags distribuídos pelo seu interior, frontais, cortina, joelho e laterais, com controle eletrônico de tração e estabilidade, seu sistema de ar condicionado é dual zone digital, o acendimento dos faróis é automático, câmera de ré.

Apresenta também como itens sistema de comunicação e entretenimento para os passageiros completo com tela sensível ao toque de 8 polegadas, rádio com entrada USB e auxiliar, Bluetooth, sistema de navegação e rodas de liga leve de 17 polegadas, para proporcionar mais estabilidade ao dirigir.

Ainda como novidade na linha 2015, as versões Titanium possuem bancos refrigerados e ajuste elétrico do banco do passageiro com 10 posições, para maior conforto. Essa mudança também deixou o preço da versão um pouco mais caro. Na linha 2014 o preço era em torno de 108.700,00 e, na atual é de 113.900,00.

O sistema de ar condicionado automotivo mesmo que não pareça é complexo, já que, caso não funcione adequadamente, poderá ser pelo fato de vários motivos que precisam ser examinados um a um até chegar à conclusão do que deve ser reparado. Nesse caso, o recomendado é procurar um centro automotivo especializado e realizar diagnósticos corretos, juntamente com manutenção preventiva e corretiva para que o problema seja localizado e reparado de uma vez por todas.

Caso o sistema de ar condicionado não esfrie, o filtro de ar pode estar com sujeira ou com algum entupimento. Nessa situação, é um conserto fácil e relativamente barato. Porém, a situação tende a piorar caso deixe por muito tempo o filtro entupido no sistema, já que forçará alguns componentes do sistema e pode prejudicar esses componentes.

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O ideal é efetuar a troca do filtro, pois como ele é muito frágil, qualquer pressão a mais e caso ele fique desalinhado devido ao seu manuseio, pode deixar com que algumas partículas passem por ele e perca desse jeito a sua função principal que é filtrar.

Outra causa que pode levar o sistema de ar condicionado a não gelar é algum vazamento do gás refrigerante. Esse vazamento pode acontecer devido a diversos fatores, como o fato de algumas conexões estarem frouxas e deixando escapar o gás refrigerante. Outro motivo é o fato de alguma mangueira estar ressecada e dessa maneira ficar quebradiça, permitindo vazamentos.

Algum componente do sistema de ar condicionado pode estar rompido e dessa maneira ser necessário verificar exatamente onde encontra-se esse rompimento e realizar o seu reparo.

Qualquer que seja a situação, o diagnóstico deve ser preciso e realizado em um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos treinados e aptos para verificar corretamente o que está acontecendo, contando inclusive com equipamentos próprios para localizar corretamente esses vazamentos e oferecer subsídios para que sejam reparados seguramente e dessa maneira deixar o ar condicionado do Ford Fusion funcionando corretamente.

28
jan

Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP!

Agora que o Volkswagen UP já está bem difundido no Brasil, tendo sido para um automóvel que está iniciando agora um grande sucesso relativo de vendas, ele logo terá um novo motor que recentemente foi testado em estradas para ter o seu comportamento analisada. Trata-se de uma versão turbinada do pequeno popular alemão, que no Salão do automóvel de São Paulo foi apresentado como o 1.0 TSI. É um automóvel que tem tudo para emplacar no Brasil e ser um sucesso.

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O novo motor deve estrear na versão esportiva do UP, chamada de GT. O 1.0 TSI será produzido e fabricado na cidade de São Carlos e possuirá injeção direta de combustível Flex, que apresentam 101 cavalos de potência entre 4.000 e 5.000 rpm e 20,5 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. Muito provavelmente pelo calendário da Volkswagen o lançamento acontecerá entre os meses de julho e agosto do ano de 2015.

O Volkswagen UP 2015, recém chegado ao mercado automotivo brasileiro tem se demonstrado a grande sensação do momento. E para ajudar nisso, apresenta baixo custo de manutenção e consumo. Outro atrativo é o seguro do UP que está entre os mais baratos da sua categoria. Porém será necessária paciência já que a versão esportiva do subcompacto está a caminho do Brasil e como não existe a possibilidade de instalar outro motor no seu cofre, será equipado com o 1.0 tr~es cilindros flex com versão turbo, tendo a potência máxima de 106 cavalos. Seus testes estão a todo vapor e seu lançamento é ainda no primeiro semestre do ano de 2015. O nome do novo modelo é UP! TSI.

As pessoas que já puderam conhecer o esportivo ficaram extremamente impressionadas. Seu torque é fora de série, as rotações do motor aumentam rapidamente e ele demonstra uma força bruta. São alguma características que estão presentes no UP! convencional e que ficaram potencializadas pelo turbocompressor neste que será o primeiro 1.0 turbo bicombustível do Brasil.

É denominado UP! Turbo e apesar de apresentar um conceito esportivo que ilustra exatamente esse post, a versão de produção do UP! TSI nacional apresentará visual igual às demais versões, denominadas de take, move e BWR. Além das novidades mecânicas, o compacto recebeu reforços estruturais na sua carroceria.
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No caso do sistema de ar condicionado, para que o fluido circule corretamente pelo sistema é de primeira necessidade utilizar o compressor da malhor maneira possível e funcionando perfeitamente. É um dispositivo que está fixado por um suporte no lado do motor e liga-se a ele por um sistema de polia e correia. Uma vez que é acionado, o compressor é responsável por gerar uma difereçã de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, dessa maneira elevando sua temperatura e pressão.

Depois que acontece a compressão, o fluido ainda no estado gasoso, é direcionado através de tubulações de alumínio diretamente para o condensador que é uma espécie de trocador de calor que está localizado na dianteira do automóvel, na frente do radiador do motor. Essa posição é privilegiada e permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando dessa maneira o calor do fluido refrigerante e dessa maneira faz a sua temperatura baixar.

Quando o fluido sai do condensador, agora no estado líquido e ainda sob alta pressão, passa por um filtro chamado filtro secador que tem a função de reter partículas de impurezas e impede que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade que encontra-se presente no fluido.

Para cuidar bem do sistema de ar condicionado do UP!, procure sempre um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos prontos para arrumar e realizar todo o diagnóstico necessário para deixar funcionando corretamente e proporcionando bastante conforto e comodidade para os ocupantes do automóvel. Demonstra ser um sistema de ar condicionado bem cuidado e com certeza vai durar muito tempo.

28
dez

Gás refrigerante do ar condicionado do Volkswagen Up!

O Volkswagen UP! teve no início das suas vendas um começa até que tímido no mercado automotivo brasileiro mas, com o passar do tempo vai aumentando as suas vendas. Mais do que normal para um automóvel com um design totalmente novo e que preciso conquistar o seu espaço no competitivo mercado automotivo brasileiro. Tem como sonho, diga-se de passagem bastante distante, de assumir a liderança no mercado nacional mas no ranking do ano de 2014 nenhum outro popular o superou.

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Em novembro de 2014 o UP! vendeu 5.200 unidades de acordo com a Fenabrave, que lança os dados oficiais sobre automóveis no Brasil. Para uma comparação, no mesmo período o Ka hatch, também recém lançado teve 10.748 emplacamentos, mesmo tendo o seu preço inicial superior. O motor do UP! é de 1.0 litro com três cilindros e 83 cavalos de potência. Ele foi o primeiro colocado em testes nas seis categorias das oito em que participou. Nas duas medições de consumo, obteve uma inigualável façanha, ocupando o primeiro lugar em todos os pódios nas diferentes versões avaliadas.

No mercado automotivo brasileiro, o UP! está disponível com carroceria de duas ou quatro portas e é o primeiro automóvel fabricado no país a obter cinco estrelas no Latin NCAP, uma organização que avalia a segurança dos automóveis. Ele teve a melhor classificação e qualificação possíveis tanto na proteção para adulto quanto na proteção para crianças.

Para que o UP! ficasse tão seguro, alguns recursos técnicos de construção e cálculos avançados para a detecção de acidentes foram utilizados o que acabou por resultar na mais avançada e segura carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria teve seu desenvolvimento feito para absorver toda a energia do impacto, já que cada parte da carroceria apresenta determinada valor de resistência e rigidez.

Para compor a estrutura da carroceria do UP!, 75 por cento do seu peso é composto de aços especiais com diferentes graus de resistência de acordo com a sua necessidade. É a aplicação do material certo no local certo, o que faz com que ele fique leve e seguro. Sendo assim, consegue-se um automóvel leve e econômico e seguro, o que muitas pessoas desejam.

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O sistema de ar condicionado do Volkswagen UP! é muito eficaz, pois gela bem o interior do seu habitáculo e é de fácil manuseio, sem maiores segredos. Uma situação que ajuda com que ele seja eficaz é o fato do interior do UP! ser pequeno, precisando de um sistema ar condicionado não tão potente para gelar o seu interior. Esse é um ponto muito positivo.

De tempos em tempos é extremamente recomendado verificar a quantidade de gás no sistema de ar condicionado. Essa carga é determinada em gramas e para cada automóvel é uma e geralmente diferente de um para outro. Para essa verificação, leve o automóvel a um centro automotivo especializado. Caso tenha algum vazamento no sistema de ar condicionado, quando ligamos ele não gela como é o normal, ficando cada vez mais fraco até deixar de gelar por completo.

Caso tenha algum vazamento pode ser nas mangueiras, que estão rachadas, ou em alguma outra peça do sistema. Nesse caso, no centro automotivo o vazamento é detectado corretamente e consertado. Depois de consertado o vazamento, é necessário realizar uma carga de gás refrigerante no sistema de ar condicionado com a gramagem correta.

Dessa maneira, caso repare que o sistema de ar condicionado Volkswagen UP! não está funcionando corretamente, parecendo estar não gelando corretamente, procure imediatamente um centro automotivo especializado com técnicos de ar condicionado treinados e prontos para resolver qualquer situação, fazendo um diagnóstico preciso a deixando o sistema funcionando corretamente e gelando da melhor maneira possível e. dessa maneira proporcionar o máximo de conforto e comodidade para os ocupantes.

28
dez

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena

Podemos até não usar o ar condicionado do automóvel em uma estação mais fria e que não necessita de refrigeração, nas outras, com o calor do verão, a história é outra. Como no verão, não podemos deixar o ar condicionado de lado.

Dependendo do tempo que o ar condicionado ficou sem uso, quando for ligado, saiba que você pode ter uma surpresa e tanto, pois ele pode não funcionar da maneira adequada.

Existem alguns sinais, que podem sinalizar que algo com o ar condicionado do Fiat não está bem.
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Alguns deles são:

1 – O principal é o sistema não estar esfriando da maneira necessária e esperada;

2 – Um odor diferente do normal, muitas vezes forte e estranho. Esse odor pode ser indicativo de fungos e bactérias no sistema. A umidade facilita a proliferação desses agentes estranhos.

Alguns cuidados tomados podem ajudar a manter o sistema de ar condicionado automotivo do Fiat:

1 – Caso o seu automóvel tenha ficado sob forte sol e temperatura alta, não ligue o ar condicionado imediatamente. Caso você ligue o ar condicionado nessas condições, você pode danificar o aparelho. O recomendado é usar um pouco o veículo com as janelas abertas, para dispersar o vapor quente que estava no automóvel. Depois de o ar dentro do automóvel ficar ameno, aí que deve-se ligar o sistema de ar condicionado.

2 – Se por um lado no verão as temperaturas são altas, às vezes acontecem fortes pancadas de chuvas. Nessa situação, o sistema de ar condicionado desempenha outra função muito importante: desembaçar os vidros.

3 – Para acabar com a fumaça e trocar totalmente o ar que se instala dentro do veículo, após a utilização prolongada do aparelho, abra as janelas ou as ventarolas durante alguns minutos. Mesmo assim, desativar a função de recirculação de ar interno, juntamente com o uso do sistema de ventilação também pode trazer bons resultados.

Para que o sistema de ar condicionado do seu automóvel esteja sempre funcionando perfeitamente, leve-o regularmente a um centro automotivo especializado, que cuidará do Fiat com toda a dedicação e conhecimento técnico necessário para que ele esteja sempre funcionando perfeitamente.