Novidades Dicas Ar condicionado automotivo

28
fev

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo. Um cuidado muito importante quando lembramos de usar o ar condicionado do carro em dias quentes. A limpeza do sistema de ar condicionado automotivo pode ser de diferentes tipos vamos descrever algumas informações importantes sobre a limpeza Flushing.

A limpeza completa do sistema de ar condicionado veicular conhecida como Flushing é o procedimento que deve ser utilizado para retirar completamente. O óleo detritos e os contaminantes das paredes internas dos tubos e mangueiras do sistema de ar condicionado automotivo. Esses objetos estão presentes nesse sistema devido à deterioração dos equipamentos como o compressor e o filtro acumulador secador do ar condicionado. Que são os que mais causam esse tipo de problema.

Esse tipo de limpeza do ar condicionado do automóvel é necessária também em veículos mais antigos com ineficiência no funcionamento do sistema. Mesmo que em seu funcionamento normal estejam devidamente abastecidos de fluido refrigerante R-134a.

No sistema automotivo de refrigeração o compressor do ar condicionado necessita de lubrificantes internos especiais para atenuar o desgaste das partes móveis das suas peças.

É importante lembrar que em veículos a quantidade deste óleo varia de 130 a 500ml. Em determinados sistemas ou condições de trabalho esse lubrificante pode ser contaminados. Dessa forma é considera-se contaminado se for exposto à umidade e limalhas oriundas do desgaste interno do compressor do sistema.

Retirar totalmente este lubrificante contaminado

Para que seja realizada a limpeza do sistema ou seja retirar totalmente este lubrificante contaminado presente no ar condicionado é preciso um fluido ou um solvente. Capaz de misturar-se e dissolver o óleo deixando-o menos viscoso e com alta fluidez.

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Portanto para utilizar essa limpeza com eficiência é recomendado o fluido R-141B. Que pode ser utilizado no estado líquido à temperatura ambiente facilitando muito seu manuseio e a eficiência de limpeza.

O compressor automotivo é de extrema importância.

Esse tipo de serviço requer cuidados pois o fluido de limpeza sob alta pressão se expande e pode também baixar muito a temperatura,. Podendo causar algum tipo de lesão e queimaduras no corpo. Para isso o técnico deve ter experiencia e conhecimento em seu manuseio.

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24
fev

Não esfria o ar condicionado automotivo do Ford Fusion

Não esfria o ar condicionado automotivo do Ford Fusion. No Salão do Automóvel de São Paulo que aconteceu recentemente. Tivemos a oportunidade de ver poucas novidades em relação ao mercado automotivo, por parte da Ford. Uma das novidades apresentadas foi a linha 2015 do Fusion que está começando a chegar agora às concessionárias. Entre as novidades que podemos ver incorporadas desde a versão inicial do Sedan. Estão o cinto de segurança traseiro infláveis item muito importante quando o assunto é segurança.

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Os espelhos retrovisores externos são rebatíveis, o ajuste do banco do passageiro é elétrico e possui seis posições e temos também. O assistente de emergência que é um recurso integrado juntamente com o sistema multimídia Sync que realiza a ligação telefônica para o samu. Assim que detecta algum acidente ocorrido.

Claro que com esses novos itens que utilizam muita tecnologia o modelo subiu de preço. Antes o Fusion tinha como preço inicial o valor de 98 700,00 reais. Agora começa a partir de 103 000,00 a versão de motorização 2.5 litros Flex.

Nesse modelo, o automóvel sai de fábrica equipado com oito air bags distribuídos pelo seu interior. Frontais cortina joelho e laterais com controle eletrônico de tração e estabilidade. Seu sistema de ar condicionado é dual zone digital o acendimento dos faróis é automático, câmera de ré.

Apresenta também como itens sistema de comunicação e entretenimento para os passageiros completo com tela sensível ao toque de 8 polegadas rádio com entrada USB e auxiliar. Bluetooth sistema de navegação e rodas de liga leve de 17 polegadas para proporcionar mais estabilidade ao dirigir.

Ainda como novidade na linha 2015, as versões Titanium possuem bancos refrigerados e ajuste elétrico do banco do passageiro com 10 posições para maior conforto. Essa mudança também deixou o preço da versão um pouco mais caro. Na linha 2014 o preço era em torno de 108 700,00 e na atual é de 113 900,00.

Ar condicionado funcione adequadamente

O sistema de ar condicionado automotivo mesmo que não pareça é complexo já que caso não funcione adequadamente. Poderá ser pelo fato de vários motivos que precisam ser examinados um a um até chegar à conclusão do que deve ser reparado.

Nesse caso o recomendado é procurar um centro automotivo especializado e realizar diagnósticos corretos juntamente com manutenção preventiva e corretiva. Para que o problema seja localizado e reparado de uma vez por todas.

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo.

Caso o sistema de ar condicionado não esfrie o filtro de ar pode estar com sujeira ou com algum entupimento. Nessa situação é um conserto fácil e relativamente barato. Porém a situação tende a piorar caso deixe por muito tempo o filtro entupido no sistema. Já que forçará alguns componentes do sistema e pode prejudicar esses componentes.

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28
jan

Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP!

Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP!

Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP. Agora que o Volkswagen UP já está bem difundido no Brasil. Tendo sido para um automóvel que está iniciando agora um grande sucesso relativo de vendas. Ele logo terá um novo motor que recentemente foi testado em estradas para ter o seu comportamento analisada. Trata-se de uma versão turbinada do pequeno popular alemão que no Salão do automóvel de São Paulo foi apresentado como o 1 0 TSI. É um automóvel que tem tudo para emplacar no Brasil e ser um sucesso.

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O novo motor deve estrear na versão esportiva do UP chamada de GT. O 1 0 TSI será produzido e fabricado na cidade de São Carlos e possuirá injeção direta de combustível Flex. Que apresentam 101 cavalos de potência entre 4.000 e 5.000 rpm e 20,5 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. Muito provavelmente pelo calendário da Volkswagen o lançamento acontecerá entre os meses de julho e agosto do ano de 2015.

Não esfria o ar condicionado automotivo do Ford Fusion.

O Volkswagen UP 2015 recém chegado ao mercado automotivo brasileiro tem se demonstrado a grande sensação do momento. E para ajudar nisso, apresenta baixo custo de manutenção e consumo. Outro atrativo é o seguro do UP que está entre os mais baratos da sua categoria.

Motor flex com versão turbo

Porém será necessária paciência já que a versão esportiva do sub compacto está a caminho do Brasil e como não existe a possibilidade de instalar. Outro motor no seu cofre será equipado com o 1 0 três cilindros flex com versão turbo. Tendo a potência máxima de 106 cavalos.

Seus testes estão a todo vapor e seu lançamento é ainda no primeiro semestre do ano de 2015. O nome do novo modelo é UP TSI.

As pessoas que já puderam conhecer o esportivo ficaram extremamente impressionadas. Seu torque é fora de série, as rotações do motor aumentam rapidamente e ele demonstra uma força bruta. São alguma características que estão presentes no UP!. Convencional e que ficaram potencializadas pelo turbocompressor neste que será o primeiro 1.0 turbo bicombustível do Brasil.

28
dez

Gás refrigerante do ar condicionado do Volkswagen Up!

Gás refrigerante do ar condicionado do Volkswagen Up!

Gás refrigerante do ar condicionado do Volkswagen Up teve no início das suas vendas um começa até que tímido no mercado automotivo brasileiro. Com o passar do tempo vai aumentando as suas vendas. Mais do que normal para um automóvel com um design totalmente novo e que preciso conquistar. O seu espaço no competitivo mercado automotivo brasileiro. Tem como sonho diga-se de passagem bastante distante de assumir a liderança no mercado nacional. Mas no ranking do ano de 2014 nenhum outro popular o superou.

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Em novembro de 2014 o UP vendeu 5 mil unidades de acordo com a Fenabrave. Que lança os dados oficiais sobre automóveis no Brasil. Para uma comparação, no mesmo período o Ka hatch. Também recém lançado teve 10.748 emplacamentos mesmo tendo o seu preço inicial superior. O motor do UP! é de 1 litro com três cilindros e 83 cavalos de potência. Ele foi o primeiro colocado em testes nas seis categorias das oito em que participou. Nas duas medições de consumo obteve uma inigualável façanha. Ocupando o primeiro lugar em todos os pódios nas diferentes versões avaliadas.

No mercado de ar condicionado automotivo brasileiro o UP está disponível com carroceria de duas ou quatro portas e é o primeiro automóvel fabricado no país. A obter cinco estrelas no Latin NCAP uma organização que avalia a segurança dos automóveis. Ele teve a melhor classificação e qualificação possíveis tanto na proteção para adulto quanto na proteção para crianças.

Ar condicionado do Volkswagen Up

Para que o UP ficasse tão seguro alguns recursos técnicos de construção e cálculos avançados para a detecção de acidentes. Foram utilizados o que acabou por resultar na mais avançada e segura carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria teve seu desenvolvimento feito para absorver toda a energia do impacto. Já que cada parte da carroceria apresenta determinada valor de resistência e rigidez.

Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP.

28
dez

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena. Podemos até não usar o ar condicionado do automóvel em uma estação mais fria e que não necessita de refrigeração. Nas outras com o calor do verão a história é outra. Como no verão não podemos deixar o ar condicionado de lado.

Dependendo do tempo que o ar condicionado ficou sem uso quando for ligado saiba que você pode ter uma surpresa e tanto pois ele pode não funcionar da maneira adequada.

Existem alguns sinais que podem sinalizar que algo com o ar condicionado do Fiat não está bem.

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Alguns deles são:

1 – O principal é o sistema não estar esfriando da maneira necessária e esperada;

2 – Um odor diferente do normal muitas vezes forte e estranho. Esse odor pode ser indicativo de fungos e bactérias no sistema. A umidade facilita a proliferação desses agentes estranhos.

Alguns cuidados tomados podem ajudar a manter o sistema de ar condicionado automotivo do Fiat:

1 – Caso o seu automóvel tenha ficado sob forte sol e temperatura alta não ligue o ar condicionado imediatamente. Caso você ligue o ar condicionado nessas condições você pode danificar o aparelho. O recomendado é usar um pouco o veículo com as janelas abertas para dispersar o vapor quente que estava no automóvel. Depois de o ar dentro do automóvel ficar ameno aí que deve-se ligar o sistema de ar condicionado.

2 – Se por um lado no verão as temperaturas são altas às vezes acontecem fortes pancadas de chuvas. Nessa situação o sistema de ar condicionado desempenha outra função muito importante: desembaçar os vidros.

Função de recirculação de ar interno

3 – Para acabar com a fumaça e trocar totalmente o ar que se instala dentro do veículo após a utilização prolongada do aparelho abra as janelas ou as ventarolas durante alguns minutos. Mesmo assim desativar a função de recirculação de ar interno juntamente com o uso do sistema de ventilação também pode trazer bons resultados.

Para que o sistema de ar condicionado do seu automóvel esteja sempre funcionando perfeitamente leve-o regularmente a um centro automotivo especializado que cuidará do Fiat com toda a dedicação e conhecimento técnico necessário para que ele esteja sempre funcionando perfeitamente.

Higienização da cabine ar condicionado automotivo

28
dez

Defeitos e problemas intermitentes no ar condicionado do Fiat Siena

Defeitos e problemas intermitentes no ar condicionado do Fiat Siena. Existem alguns defeitos no Fiat Siena que acontecem intermitentemente. E esses defeitos são complicados de se arrumar pois nem sempre acontecem quando leva-se o automóvel na oficina.

Eles acontecem de maneira intermitente e geralmente não tem nenhuma relação com sintomas como temperatura alta rotação do motor e outros.

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No caso do Fiat Siena, o defeito apresentado foi que ele às vezes morria em movimento e não pegava. Imagine a situação: você andando a 60 km por hora em uma via expressa e o carro apaga de repente. É uma situação muito desagradável. Levou-se o Siena a uma oficina para verificações e o defeito persistiu.

Problemas intermitentes no ar condicionado do Fiat Siena

O que aconteceu foi: levou o mecânico junto para andar com o automóvel até acontecer o defeito. Enquanto estava numa velocidade de 60 km por hora aconteceu. O carro parou porém ele logo em seguida voltou a funcionar. Continuou-se a dirigir e o automóvel parou mas dessa vez foi de vez. Desligou e não voltou a ligar.Verificou-se com a utilização do Scanner que o sinal de RPM estava irregular durante a partida. Isso apontou para uma falha no sensor de rotação ou em suas conexões e componentes relacionados a ele. Foi verificado com o multímetro que havia uma alteração na resistência do sensor.

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Porém, antes de substituir o sensor verificou-se que a alimentação do módulo de injeção e a continuidade dos cabos do sensor até a unidade de comando do motor. Também foi realizada a abertura do cabo do sensor procurando curtos nos fios o que acontece muito nos automóveis da Fiat inclusive o Siena.

Nesse caso, a solução encontrada foi a troca do sensor de RPM. Nesse caso o defeito foi resolvido. Porém o correto antes de qualquer troca é a análise de todo o sistema relacionado. Uma vez que o sensor pode apresentar falhas por interferência de outros componentes por sujeira erro de montagem maus contato e muitos outros defeitos. Inclusive um curto circuito.

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena

Levar o automóvel a um centro automotivo

Esses defeitos intermitentes podem acontecer também no sistema de ar condicionado do Fiat Siena. Nesse caso o que deve ser feito é levar o automóvel a um centro automotivo especializado e deixá-lo por um período, para que os testes sejam feitos, detectado o problema e resolvido.

Para checar todo esse sistema e ter a certeza de que está funcionando direitinho, sem falhas e nem variações procure um centro automotivo especializado para resolver os problemas do automóvel.

28
dez

Manutenção e instalação de direção hidráulica no Fiat Palio

Manutenção e instalação de direção hidráulica no Fiat Palio. De olho em aumentar a sua participação no mercado de automóveis brasileiro a Fiat anunciou que alguns modelos dela serão equipados de ar condicionado automotivo de fábrica como item de série. Atualmente possuir direção em automóveis está deixando se der um item opcional de luxo para ser um item de série e que todo mundo que compra um automóvel quer.

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Os modelos da Fiat que estão vindo com direção hidráulica de série são:

1 – Siena Fire;

2 – Siena ELX;

3 – Fiat Uno Vivace;

4 – Fiat Palio.

A direção hidráulica da Fiat é muito boa e durável sendo de fácil manutenção e com peças fáceis de encontrar e com preços acessíveis. Em caso de manutenção foi uma das estratégias para a Fiat começar a aumentar a sua competitividade em relação a outros carros.

Como utilizar o sistema de ar condicionado do Fiat Siena

Como o Voyage e Gol da Volkswagen e o Prisma e Celta da Volkswagen. No caso do Palio, o principal concorrente é o Gol da Volkswagen.

Essa estratégia foi utilizada pela Fiat que é uma montadora italiana para o Novo Palio. Que logo após o lançamento do Novo Gol passou a vir equipado com direção hidráulica. Quem ganha com toda essa concorrência é o público brasileiro que tem cada vez mais acessórios nos carros produzidos no Brasil.

Adicionando ar condicionado veicular

Além disso mesmo adicionando ar condicionado veicular em seus automóveis, os preços dos carros foram mantidos não tendo sido aumentado de tabela.

Agora caso você tenha um automóvel da Fiat ou da Volkswagen e que não tenha sistema de ar condicionado. Procure um centro automotivo especializado para realizar a instalação no seu automóvel. E caso seu automóvel tenha direção hidráulica leve em um centro automotivo especializado para realizar as manutenções preventivas e corretivas.

28
dez

Compressor do sistema de ar condicionado automotivo do Mitsubishi l200

Compressor do sistema de ar condicionado automotivo do Mitsubishi l200. Geralmente os proprietários da caminhonete Mitsubishi L200 sabem que às vezes o sistema de ar condicionado não funciona direito em grandes engarrafamentos ou quando estamos dirigindo em baixa velocidade.

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No caso da L200 entre a grade dianteira e os radiadores o espaço físico é pequeno. Dessa forma a ventilação forçada é pouco eficaz acontecendo somente pela hélice do motor. Dessa forma em um engarrafamento como ela gira pouco pelo motor se encontrar em marcha lenta. A ventilação forçada para esfriar o ar que vai circular no sistema de ar condicionado não acontece de maneira eficaz.

Essa situação acontece pelo fato de não ter aquele ventilador elétrico que é controlado pela cebolinha que ao ligar compensa a falta da refrigeração forçada. Essa refrigeração acontece no momento em que o carro se encontra em movimento e o ar passa pelos radiadores de óleo. A água e por fim passa no ar condicionado para fazer com que o freon se resfrie.
L200 Triton 2014

Como resolver essa situação sistema elétrico do automóvel?

Essa situação pode ser resolvida, caso realize-se uma revisão no sistema elétrico do automóvel. Pois com o tempo é natural que o sistema elétrico diminua sua eficácia e esteja comprometido. Nesse caso uma revisão geral vai ajudar trocando as peças que precisam ser substituídas pelo fato de já estarem desgastadas.

Defeitos e problemas intermitentes no ar condicionado do Fiat Siena

Pode ser necessário substituir algum relê e talvez até aumentar a fiação para suportar uma carga elétrica maior geralmente de no mínimo 30A.

Dependendo da carga elétrica que está girando no Mitsubishi L200. O próprio compressor não funciona da  maneira adequada. Caso o compressor esteja sendo bastante forçado também pode travar e ser necessário  sua substituição.

Para que o sistema seja verificado criteriosamente e por pessoas que realmente entendem do assunto, leve sua caminhonete Mitsubishi L200 em um centro automotivo especializado.

 

28
dez

Freio sistema ABS automotivo

Freio sistema ABS

Freio sistema ABS automotivo. Engatar e trocar de marcha frear acelerar… Essas ações são triviais no trânsito dominadas com mestria por qualquer motorista mais experiente certo? Infelizmente não é bem assim. Não importa há quantos anos você esteja atrás do volante quem dirige está sempre sujeito a cometer algum tipo de erro. E principalmente, na hora de colocar o pé no freio.

Particularidades do veículo

Antes de tudo todo motorista deve conhecer alguns detalhes do seu veículo que podem influenciar o desempenho no momento da frenagem. É necessário ter sempre em mente o tamanho e o tipo de sistema de freio do veículo.

Existem dois tipos de freios: o convencional e o ABS. E cada um demanda uma determinada técnica. Em uma situação de emergência é comum que o motorista pise no pedal com força total. Diante dessa ação os veículos com sistema ABS vão funcionar corretamente. Já os com freios convencionais podem ter as rodas travadas ocasionando a perda de controle do carro.

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Neste caso, deve-se fazer a frenagem de forma progressiva aplicando e aliviando a pressão no pedal muitas vezes. Sem pisar com tudo no freio. É muito fácil descobrir se o veículo está equipado com freios ABS: é só consultar o manual do proprietário ou verificar no painel do veículo. Ao dar a partida, uma luz se acenderá indicando a sigla ABS.

Dirigindo no dia a dia

A melhor técnica para uma condução segura é manter uma distância mínima de 20 metros do carro à sua frente. Assim você terá espaço e tempo suficientes para agir em caso de imprevistos. Dias de chuva são os mais traiçoeiros. Chuvas leves que param rapidamente são as mais perigosas. Como a água não tem força para lavar o asfalto a sujeira fica acumulada e deixa a pista muito escorregadia.

Compressor do sistema de ar condicionado automotivo do Mitsubishi l200

 

Situações de curva também exigem atenção redobrada. A regra básica é frear somente quando as rodas estão retas. Caso contrário o veículo poderá perder o equilíbrio. A maneira certa de proceder é diminuir a velocidade tirando o pé do acelerador assim que avistar a curva. Se necessária pise levemente no freio mas solte-o ao entrar na curva. Comece a acelerar gradativamente ao retomar a reta.

28
dez

Manobras na Direção Hidraulica

Manobras na Direção Hidraulica. Chuva vias esburacadas ladeiras etc. Dirigir na cidade pode ser tão emocionante quanto um rali off Road! Saiba como proceder diante de situações mais comuns.

Situação 1: Descendo uma ladeira

É importante manter a marcha engatada para garantir segurança total. Com o câmbio no ponto morto o sistema de freio do veículo pode ficar sobrecarregado e falhar. Ao descer deixe sempre a marcha mais alta engatada. Dessa forma é possível reduzi-la e frear com total segurança em caso de imprevistos.

Situação 2: Subindo uma ladeira

Em vias extremamente íngremes é preciso pesar um pouco mais o pé no acelerador. Afinal, a força da gravidade puxa o veículo para trás. Para não exigir tanto do seu carro mantenha as marchas mais baixas. Como a primeira ou a segunda engatadas. Caso seja necessário parar vá desacelerando aos poucos evite freadas bruscas e puxe o freio de mão. Ao dar a saída novamente acelere suavemente ao mesmo tempo em que baixa o freio de mão.

Freio sistema ABS automotivo

Situação 3: ultrapassagens

A cantada de pneus é um dos erros mais clássicos dos motoristas. Quando se acelera mais que o necessário as rodas recebem uma carga extra de força e acabam patinando. Para evitar a barulheira o segredo é manter uma aceleração sempre gradativa. Seja no momento da ultrapassagem ou em uma arrancada.

Situação 4: Baixa aderência

Ao dirigir por uma estrada de lama ou com gelo na pista é necessário ter um cuidado redobrado. Pois a falta de atrito faz com que a traseira do veículo derrape com muita facilidade. Aqui, o truque é reduzir a velocidade e frear com antecedência antes de entrar nas curvas. Além disso não realize manobras bruscas.

Situação 5:  Desviando de buracos

O truque é desacelerar o quanto antes e nunca entrar freando no obstáculo caso contrário pode acontecer comprometimento do eixo do veículo. Para evitar avarias na caixa de câmbio, procure passar com a embreagem acionada e a marcha engatada.

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