Defeitos e problemas intermitentes no ar condicionado do Fiat Siena

Existem alguns defeitos, no Fiat Siena, que acontecem intermitentemente. E esses defeitos são complicados de se arrumar, pois nem sempre acontecem quando leva-se o automóvel na oficina. Eles acontecem de maneira intermitente e geralmente não tem nenhuma relação com sintomas como temperatura, alta rotação do motor e outros.

nuevo-fiat-siena-el-14-2014-0km-con-gnc-abs-airbag-12560-MLA20061853991_032014-F

No caso do Fiat Siena, o defeito apresentado foi que ele às vezes morria em movimento e não pegava. Imagine a situação: você andando a 60 km por hora em uma via expressa e o carro apaga de repente. É uma situação muito desagradável. Levou-se o Siena a uma oficina para verificações e o defeito persistiu.

O que aconteceu foi: levou o mecânico junto para andar com o automóvel até acontecer o defeito. Enquanto estava numa velocidade de 60 km por hora, aconteceu. O carro parou, porém, ele logo em seguida voltou a funcionar. Continuou-se a dirigir e o automóvel parou, mas dessa vez foi de vez. Desligou e não voltou a ligar.Verificou-se com a utilização do Scanner, que o sinal de RPM estava irregular durante a partida. Isso apontou para uma falha no sensor de rotação ou em suas conexões e componentes relacionados a ele. Foi verificado com o multímetro que havia uma alteração na resistência do sensor.

fiat-siena-g3

Porém, antes de substituir o sensor verificou-se que a alimentação do módulo de injeção e a continuidade dos cabos do sensor até a unidade de comando do motor. Também foi realizada a abertura do cabo do sensor procurando curtos nos fios, o que acontece muito nos automóveis da Fiat, inclusive o Siena.

Nesse caso, a solução encontrada foi a troca do sensor de RPM. Nesse caso o defeito foi resolvido. Porém, o correto, antes de qualquer troca é a análise de todo o sistema relacionado, uma vez que o sensor pode apresentar falhas por interferência de outros componentes, por sujeira, erro de montagem, maus contato e muitos outros defeitos. Inclusive um curto circuito.

Esses defeitos intermitentes podem acontecer também no sistema de ar condicionado do Fiat Siena, Nesse caso, o que deve ser feito é levar o automóvel a um centro automotivo especializado e deixá-lo por um período, para que os testes sejam feitos, detectado o problema e resolvido.

Para checar todo esse sistema e ter a certeza de que está funcionando direitinho, sem falhas e nem variações, procure um centro automotivo especializado para resolver os problemas do automóvel.

Comments are closed.