Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo

Limpar e higienizar o ar condicionado automotivo. Um cuidado muito importante quando lembramos de usar o ar condicionado do carro em dias quentes. A limpeza do sistema de ar condicionado automotivo pode ser de diferentes tipos vamos descrever algumas informações importantes sobre a limpeza Flushing.

A limpeza completa do sistema de ar condicionado veicular conhecida como Flushing é o procedimento que deve ser utilizado para retirar completamente. O óleo detritos e os contaminantes das paredes internas dos tubos e mangueiras do sistema de ar condicionado automotivo. Esses objetos estão presentes nesse sistema devido à deterioração dos equipamentos como o compressor e o filtro acumulador secador do ar condicionado. Que são os que mais causam esse tipo de problema.

Esse tipo de limpeza do ar condicionado do automóvel é necessária também em veículos mais antigos com ineficiência no funcionamento do sistema. Mesmo que em seu funcionamento normal estejam devidamente abastecidos de fluido refrigerante R-134a.

No sistema automotivo de refrigeração o compressor do ar condicionado necessita de lubrificantes internos especiais para atenuar o desgaste das partes móveis das suas peças.

É importante lembrar que em veículos a quantidade deste óleo varia de 130 a 500ml. Em determinados sistemas ou condições de trabalho esse lubrificante pode ser contaminados. Dessa forma é considera-se contaminado se for exposto à umidade e limalhas oriundas do desgaste interno do compressor do sistema.

Retirar totalmente este lubrificante contaminado

Para que seja realizada a limpeza do sistema ou seja retirar totalmente este lubrificante contaminado presente no ar condicionado é preciso um fluido ou um solvente. Capaz de misturar-se e dissolver o óleo deixando-o menos viscoso e com alta fluidez.

limpeza-do-ar-condicionado-automotivo

Portanto para utilizar essa limpeza com eficiência é recomendado o fluido R-141B. Que pode ser utilizado no estado líquido à temperatura ambiente facilitando muito seu manuseio e a eficiência de limpeza.

O compressor automotivo é de extrema importância.

Esse tipo de serviço requer cuidados pois o fluido de limpeza sob alta pressão se expande e pode também baixar muito a temperatura,. Podendo causar algum tipo de lesão e queimaduras no corpo. Para isso o técnico deve ter experiencia e conhecimento em seu manuseio.

limpeza-do-ar-condicionado-automotivo-02

Comments are closed.