Perda de óleo mesmo que em pequena quantidade se for contínua poderá diminuir a lubrificação do motor. Assim que notar o problema procure levar ao mecânico para localizar a origem e realizar o reparo. Lembre-se, motor sem lubrificação pode ter graves consequências.

Se ao retirar o carro da garagem você notar uma mancha de óleo no chão, é sinal de que algo não está bem com o motor. Geralmente o problema está ligado a pequenas gotas de óleo provenientes de algum vazamento dos componentes do motor.

Vazamento de óleo no motor Principais causas

As principais causas de vazamento são:

– Excesso de óleo: Uma das principais causas pode ser provocada pelo próprio motorista. O motor do carro deve estar com o óleo sempre no nível se há pouco lubrificante o risco é o desgaste nas peças se há muito ocorrem vazamentos.

Para evitar que isso aconteça é importante verificar o nível do óleo sempre em lugares planos com o motor frio (após 10 minutos desligado). O recomendável é verificar o nível do óleo uma vez por semana.

– Tampão do Cárter: Outra causa comum é o vazamento pelo reservatório de óleo. Muitas vezes o tampão não fica bem apertado após a troca do óleo ou a junta está desgastada. Neste caso, o reparo é simples e rápido de ser feito.

– Desgaste Natural: em alguns casos o vazamento está ligado ao desgaste natural das peças de vedação. Como são compostas por juntas metálicas ou de borracha, o desgaste é recorrente.

– Retentor: a peça tem como função reter os óleos graxas e outros fluídos além de evitar a entrada de impurezas do meio externo. Como poeira ou areia. Se o problema for nesta peça é necessário substituir o retentor e uma investigação mais apurada para verificar se há outro local com problemas.

Manutenção-preventiva2-454x200

Toda atenção é fundamental no momento de se realizar um diagnóstico eficaz do vazamento. Procure um mecânico de confiança pois ele terá os equipamentos necessários para uma análise completa de toda a área antes que ela seja limpa retífica de Motor Completa.

Comments are closed.