Sistema de ar condicionado do Volkswagen UP!

Agora que o Volkswagen UP já está bem difundido no Brasil, tendo sido para um automóvel que está iniciando agora um grande sucesso relativo de vendas, ele logo terá um novo motor que recentemente foi testado em estradas para ter o seu comportamento analisada. Trata-se de uma versão turbinada do pequeno popular alemão, que no Salão do automóvel de São Paulo foi apresentado como o 1.0 TSI. É um automóvel que tem tudo para emplacar no Brasil e ser um sucesso.

up_interior

O novo motor deve estrear na versão esportiva do UP, chamada de GT. O 1.0 TSI será produzido e fabricado na cidade de São Carlos e possuirá injeção direta de combustível Flex, que apresentam 101 cavalos de potência entre 4.000 e 5.000 rpm e 20,5 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. Muito provavelmente pelo calendário da Volkswagen o lançamento acontecerá entre os meses de julho e agosto do ano de 2015.

O Volkswagen UP 2015, recém chegado ao mercado automotivo brasileiro tem se demonstrado a grande sensação do momento. E para ajudar nisso, apresenta baixo custo de manutenção e consumo. Outro atrativo é o seguro do UP que está entre os mais baratos da sua categoria. Porém será necessária paciência já que a versão esportiva do subcompacto está a caminho do Brasil e como não existe a possibilidade de instalar outro motor no seu cofre, será equipado com o 1.0 tr~es cilindros flex com versão turbo, tendo a potência máxima de 106 cavalos. Seus testes estão a todo vapor e seu lançamento é ainda no primeiro semestre do ano de 2015. O nome do novo modelo é UP! TSI.

As pessoas que já puderam conhecer o esportivo ficaram extremamente impressionadas. Seu torque é fora de série, as rotações do motor aumentam rapidamente e ele demonstra uma força bruta. São alguma características que estão presentes no UP! convencional e que ficaram potencializadas pelo turbocompressor neste que será o primeiro 1.0 turbo bicombustível do Brasil.

É denominado UP! Turbo e apesar de apresentar um conceito esportivo que ilustra exatamente esse post, a versão de produção do UP! TSI nacional apresentará visual igual às demais versões, denominadas de take, move e BWR. Além das novidades mecânicas, o compacto recebeu reforços estruturais na sua carroceria.
up
No caso do sistema de ar condicionado, para que o fluido circule corretamente pelo sistema é de primeira necessidade utilizar o compressor da malhor maneira possível e funcionando perfeitamente. É um dispositivo que está fixado por um suporte no lado do motor e liga-se a ele por um sistema de polia e correia. Uma vez que é acionado, o compressor é responsável por gerar uma difereçã de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, dessa maneira elevando sua temperatura e pressão.

Depois que acontece a compressão, o fluido ainda no estado gasoso, é direcionado através de tubulações de alumínio diretamente para o condensador que é uma espécie de trocador de calor que está localizado na dianteira do automóvel, na frente do radiador do motor. Essa posição é privilegiada e permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando dessa maneira o calor do fluido refrigerante e dessa maneira faz a sua temperatura baixar.

Quando o fluido sai do condensador, agora no estado líquido e ainda sob alta pressão, passa por um filtro chamado filtro secador que tem a função de reter partículas de impurezas e impede que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade que encontra-se presente no fluido.

Para cuidar bem do sistema de ar condicionado do UP!, procure sempre um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos prontos para arrumar e realizar todo o diagnóstico necessário para deixar funcionando corretamente e proporcionando bastante conforto e comodidade para os ocupantes do automóvel. Demonstra ser um sistema de ar condicionado bem cuidado e com certeza vai durar muito tempo.

Comments are closed.