MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UM CENTRO AUTOMOTIVO, O QUE É?

A importância de se fazer a manutenção preventiva do veículo em um centro automotivo.

Manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é você fazer a manutenção para prevenir o que pode acontecer. Ou seja, na manutenção preventiva, um defeito que está começando ou pode vir a começar em pouco tempos, pode ser diagnosticado e reparado imediatamente, antes que o estrago seja maior e, consequentemente, os gastos. Dessa maneira, programando a manutenção preventiva, além de evitarmos acidentes, economizamos, pois poupamos as peças mais caras dos componentes do nosso veículo.

A manutenção preventiva, também traz muitos benefícios para os proprietários de automóveis, já que ao ser realizada, proporciona economia, traz segurança aos passageiros do automóvel, preservando suas vidas. Ao ser realizada, evita que problemas maiores surjam em um estado mais avançado de periculosidade. Por exemplo: se a manutenção preventiva for realizada no freio, dificilmente ele deixará de funcionar.

Por outro lado, se a pessoa esperar o freio estragar para arrumar, pode até acontecer um acidente, já que o freio pode parar de funcionar enquanto o automóvel estiver em movimento e funcionamento, podendo causar até mesmo uma colisão perigosa. Nesse caso, além de poder machucar pessoas e até acontecer um acidente mais grave, o custo financeiro também ficará absurdamente mais caro.

Além disso, dados estatísticos das autoridades competentes, apontam que cerca de 5% dos acidentes automobilísticos acontecem por falha mecânica. Com a manutenção preventiva, esses acidentes poderiam ser evitados.

A revisão que é feita na manutenção preventiva é fundamental. Porém, a maioria das pessoas somente leva o veículo na oficina automotiva quando ele quebra. A manutenção preventiva ainda não faz parte da cultura do brasileiro. Dados apontam que somente 15% das revisões são preventivas, ou seja, 85% dos carros quando chegam nas oficinas já tem alguma peça ou componente bem danificado.

Manutenção preventiva

Abaixo, estão alguns dos benefícios da manutenção preventiva:

  •  Reforço na segurança: ao se realizar preventivamente as manutenções, como as peças quebram bem menos, o carro fica mais seguro e confiável para dirigir e até viajar;
  •  Como praticamente não vai apresentar defeito, o automóvel fica bem mais confiável;
  •  Automóvel com mais qualidade: o automóvel apresentará uma qualidade maior, sem barulhos, direção segura e confortável;
  • Custos de operação mais baixos: como a manutenção será feita nas peças antes delas darem problema e quebrarem, o custo de manutenção será bem menos;
  • Automóvel com maior tempo de vida: realizando a manutenção preventiva, como o desgaste das peças, componentes e sistemas do carro será menor, ele poderá ser utilizado durante um período bem maior, com mais confiança e segurança;
  • Valor de revenda mais alto: quando você decidir por trocar o automóvel, como ele estará em perfeito estado de conservação, o valor de revenda será maior.

Resumindo, a manutenção preventiva traz somente benefícios, pois o carro fica mais seguro, confiável e valorizado.

Comments are closed.