Situação bem comum em estradas próximas a represas e regiões serranas, exigindo atenção redobrada ao volante.

Motoristas que costumam viajar à noite ou ao amanhecer devem estar sempre preparadas para enfrentar cerração e nevoeiro ao longo do trajeto. O fenômeno, que costuma aparecer em questão de minutos, ocorre por causa do choque de temperatura, principalmente em lugares perto de represas, lagos ou mar. Dificultando muito a visibilidade. Além disso, com a pista molhada, o tempo de frenagem do veículo fica comprometido, aumentando o risco de colisão.

O que fazer?

Quando a neblina baixar é importante:

– Acender os faróis baixos ou os especiais para neblina.

– Reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo da frente.

– Nunca utilizar farol alto.

– Evitar ultrapassagens.

– Usar as marcações da pista ou as luzes traseiras do veículo à frente para se guiar.

Perigos do farol alto

Toda motorista já reparou que nas estradas há muitas alertas sobre o uso do farol alto em caso de nevoeiro ou cerração. O facho de luz desse tipo de iluminação é tão forte, que acaba refletindo nas gotículas do vapor do nevoeiro, voltando diretamente para os olhos da motorista. Nessa situação, fica praticamente impossível visualizar o que se encontra à frente do veículo.

Vantagens do farol de neblina

A luz é de cor branca e seu facho é mais curto e largo, iluminando melhor as laterais da estrada. A iluminação concentra-se acima dos 30 cm do solo – altura em que a neblina normalmente se forma, e tem alcance de 10 a 15 metros.

Redobrando a atenção

Antes de pegar a estrada, confira se o sistema de iluminação do veículo, lanternas, faróis e luz de freio estão funcionando corretamente e se as palhetas do limpador estão em bom estado. Vale também buscar informações sobre as condições do tempo e da estrada.

Uma vez na pista e envolvida pelo nevoeiro, evite trafegar na faixa destinada a ônibus e caminhões. Pois, em caso de colisão, os danos provocados por esses veículos são muito mais graves. Para evitar que os vidros embacem, ligue o ar condicionado automotivo ou mantenha as janelas abertas. Caso a neblina esteja muito espessa, pare o veículo em um posto de serviços e espere a situação melhorar.

Comments are closed.