Manobras na Direção Hidraulica. Chuva vias esburacadas ladeiras etc. Dirigir na cidade pode ser tão emocionante quanto um rali off Road! Saiba como proceder diante de situações mais comuns.

Situação 1: Descendo uma ladeira

É importante manter a marcha engatada para garantir segurança total. Com o câmbio no ponto morto o sistema de freio do veículo pode ficar sobrecarregado e falhar. Ao descer deixe sempre a marcha mais alta engatada. Dessa forma é possível reduzi-la e frear com total segurança em caso de imprevistos.

Situação 2: Subindo uma ladeira

Em vias extremamente íngremes é preciso pesar um pouco mais o pé no acelerador. Afinal, a força da gravidade puxa o veículo para trás. Para não exigir tanto do seu carro mantenha as marchas mais baixas. Como a primeira ou a segunda engatadas. Caso seja necessário parar vá desacelerando aos poucos evite freadas bruscas e puxe o freio de mão. Ao dar a saída novamente acelere suavemente ao mesmo tempo em que baixa o freio de mão.

Freio sistema ABS automotivo

Situação 3: ultrapassagens

A cantada de pneus é um dos erros mais clássicos dos motoristas. Quando se acelera mais que o necessário as rodas recebem uma carga extra de força e acabam patinando. Para evitar a barulheira o segredo é manter uma aceleração sempre gradativa. Seja no momento da ultrapassagem ou em uma arrancada.

Situação 4: Baixa aderência

Ao dirigir por uma estrada de lama ou com gelo na pista é necessário ter um cuidado redobrado. Pois a falta de atrito faz com que a traseira do veículo derrape com muita facilidade. Aqui, o truque é reduzir a velocidade e frear com antecedência antes de entrar nas curvas. Além disso não realize manobras bruscas.

Situação 5:  Desviando de buracos

O truque é desacelerar o quanto antes e nunca entrar freando no obstáculo caso contrário pode acontecer comprometimento do eixo do veículo. Para evitar avarias na caixa de câmbio, procure passar com a embreagem acionada e a marcha engatada.

download

Comments are closed.