Chuva, vias esburacadas, ladeiras etc., dirigir na cidade pode ser tão emocionante quanto um rali off Road! Saiba como proceder diante de situações mais comuns.

Situação 1: Descendo uma ladeira

É importante manter a marcha engatada para garantir segurança total. Com o câmbio no ponto morto, o sistema de freio do veículo pode ficar sobrecarregado e falhar. Ao descer, deixe sempre a marcha mais alta engatada. Dessa forma, é possível reduzi-la e frear com total segurança em caso de imprevistos.

Situação 2: Subindo uma ladeira

Em vias extremamente íngremes é preciso pesar um pouco mais o pé no acelerador. Afinal, a força da gravidade puxa o veículo para trás. Para não exigir tanto do seu carro, mantenha as marchas mais baixas; como a primeira ou a segunda, engatadas. Caso seja necessário parar, vá desacelerando aos poucos, evite freadas bruscas e puxe o freio de mão. Ao dar a saída novamente, acelere suavemente ao mesmo tempo em que baixa o freio de mão.

Situação 3: ultrapassagens

A cantada de pneus é um dos erros mais clássicos dos motoristas. Quando se acelera mais que o necessário, as rodas recebem uma carga extra de força e acabam patinando. Para evitar a barulheira, o segredo é manter uma aceleração sempre gradativa; seja no momento da ultrapassagem ou em uma arrancada.

Situação 4: Baixa aderência

Ao dirigir por uma estrada de lama ou com gelo na pista é necessário ter um cuidado redobrado, pois a falta de atrito faz com que a traseira do veículo derrape com muita facilidade. Aqui, o truque é reduzir a velocidade e frear com antecedência antes de entrar nas curvas. Além disso, não realize manobras bruscas.

Situação 5:  Desviando de buracos

O truque é desacelerar o quanto antes e nunca entrar freando no obstáculo, caso contrário, pode acontecer comprometimento do eixo do veículo. Para evitar avarias na caixa de câmbio, procure passar com a embreagem acionada e a marcha engatada.

Comments are closed.