Estacione seu veículo com segurança

Saiba avaliar a idoneidade de um estabelecimento antes de confiar seu carro ao serviço de um manobrista.

Nas cidades grandes engarrafadas, como São Paulo e Rio de Janeiro, os estacionamentos tornaram-se essenciais para atender a demanda de veículos em busca de vagas. Além da dificuldade de encontrar um bom espaço nas vias, a falta de segurança e a facilidade dos valets, que encaixam os veículos em vagas cada vez mais apertadinhas, fazem boa parte dos motoristas optar por esse tipo de serviço.

Mas, como sabemos muito bem, nem tudo é perfeito no universo dos estacionamentos. Estepe roubado, lataria amassada e preços abusivos fazem parte da rotina de muitos estabelecimentos. Saiba como identificar um local adequado para deixar seu automóvel e evite aborrecimentos:

O lugar correto

Deve exibir em locais visíveis ao motorista as tarifas praticadas pelo estabelecimento, o número de vagas, o alvará de funcionamento e o CNPJ da empresa. Além disso, dê preferência a locais que ofereçam seguro contra furto, roubo e outras avarias.

Espaço do ambiente

Verifique o tamanho disponível para as vagas e fuja de locais que amontoam os carros. Em estabelecimentos assim, como não há nem espaço para abrir as portas dos veículos, as chances de riscos e pequenos amassados na lataria são enormes. Atenção redobrada caso seu veículo seja um utilitário. Antes de entrar, verifique se a altura do ambiente é mesmo suficiente para a sua passagem.

Objetos de valor

Guarde óculos de sol, pen drive, MP3 e outros itens em locais seguros. Atenção também aos objetos deixados no porta-luvas. Carteira e celular devem ser sempre levados com você.

Revisão geral

Não custa nada e leva só alguns segundos: antes de sair do estabelecimento, verifique a condição do seu veículo, apontando riscos e amassados. O roubo do estepe também é um dos problemas mais comuns citados pelos usuários de estacionamentos. Por isso, mostre ao manobrista que o estepe está ali quando sair e verifique se ele continua lá quando voltar.

Guarde a nota

Assim você tem como se resguardar que não estava dirigindo o seu carro naquele dia e horário. Especialistas recomendam que a nota fiscal seja guardada por 30 dias.

Bateu, Riscou, amassou…

Caso aconteça algum problema com o seu carro dentro de um estacionamento, registre um boletim de ocorrência. Se possível, tente levar testemunhas que confirmem os danos causados pelo estabelecimento. Na maioria dos casos, o seguro do local se encarrega de fazer a negociação e ressarce o dono do veículo.

Nos shoppings

Você é do tipo que treme quando precisa ir ao shopping, pois sempre fica horas rodando atrás de uma vaga? Alguns truques podem resolver o seu problema:

– Se possível, vá ao shopping durante a semana e evite o horário do almoço. Nos finais de semana, prefira ir bem cedinho, assim que o estabelecimento abrir.

– Economize tempo e vá direto ao último piso do estacionamento.

– Caso o local ofereça serviço de valet, certifique-se de que seu veículo ficará estacionado em um ambiente fechado.

Comments are closed.