Dicas para dirigir na estrada com ar condicionado do carro. Para aproveitar aquele ventinho no rosto e curtir a paisagem com segurança saiba quais são as situações mais recorrentes quando você põe o pé na estrada.

Entrando numa curva

Antes de pegar uma curva deve-se frear e desacelerar o veículo. Ao entrar nela, acelere gradativamente isso ajuda a dar mais aderência ao carro. Vire a direção com suavidade e nunca freie no meio da curva. Pois pode travar as rodas e levar o veículo a derrapar ou até capotar. Quando entrar rápido demais numa curva, tire o pé do acelerador e reduza a marcha.

Hora certa

Prefira viajar durante o dia quando estamos mais descansadas e as condições de visibilidade são muito melhores. Guiar à noite exige atenção em dobro e velocidade reduzida pois as luzes dos carros e a fraca iluminação da pista podem atrapalhar a visão.

Se tiver que dirigir depois do sol se pôr use a faixa da pista como referência. Em caso de falta de sinalização, use as luzes traseiras do veículo que estiver à sua frente para se guiar. Assim você prevê com antecedência qual sentido seguir.

Fazendo uma ultrapassagem

É uma das manobras mais arriscadas de se fazer numa estrada. Por isso, seja sempre muito prudente na hora de executá-la. Primeiro de tudo, confira a sinalização da pista e certifique-se de que naquele trecho ultrapassagens são permitidas.

Depois, ligue a seta para avisar ao motorista da frente que você fará a manobra. Procure ser rápido e evite fazer ultrapassagens em curvas e aclives. Ao ser ultrapassado diminua sua velocidade até que o outro veículo atinja uma distância segura.

Reduza a velocidade e verifique se o automóvel que vem logo atrás está a uma distância segura. Não buzine e desligue os faróis altos. Se possível, pare e espere que o animal conclua a travessia da pista. Nesse caso lembre-se de ligar o pisca alerta para sinalizar aos outros motoristas sobre o perigo. Para ultrapassar, passe sempre por trás do bicho.

– Piscar os faróis duas vezes: sinaliza que os carros que trafegam no sentido oposto devem reduzir a velocidade, pois vão encontrar algum problema na pista.

Dicas para dirigir na estrada com ar condicionado do carro

Novidades sobre ar condicionado automotivo

– Duas buzinadas curtas: indica agradecimento a um motorista que facilitou uma ultrapassagem por exemplo.

– Buzinar e piscar faróis: se o veículo que vem atrás de você der esse sinal abra passagem pois há algum tipo de problema como uma pessoa passando mal dentro do veículo por exemplo.

– Piscar faróis com insistência: indica que há algo errado com o automóvel que segue à frente.

Comments are closed.