Centro automotivo manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção da ocorrência de uma falha ou parada do equipamento por quebra, bem como apoiar os serviços de manutenção corretiva com a utilização de uma metodologia de trabalho periódico, ou ainda responsável pelo conjunto de análises que pode interromper ou não um processo produtivo de uma maneira planejada e programada.

Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem definidos, levando em consideração, material, mão de obra necessária e até mesmo a contratação de serviços de empresas especializadas, sendo assim, não podem ser considerados imprevistos na manutenção preventiva. Todo e qualquer tipo de imprevisto é na realidade uma ação corretiva e não deve ser tratado como parte do serviço preventivo.

Vantagens da manutenção preventiva:

Reduzir o envelhecimento ou degeneração dos equipamentos;
Melhor estado técnico operacional dos equipamentos;
Atuar antes das intervenções corretivas que geram altos custos;
Reduzir os riscos de quebras nos equipamentos;
Realizar os reparos nas melhores condições para a operação;
Programar os trabalhos de conservação.

Desvantagens da manutenção preventiva:

Má concepção ou definição dos trabalhos;
Má preparação de trabalho, falha em tempos ou fases;
Erros no aprovisionamento ou gestão de estoques;
Má organização da manutenção dos tipos preventivo e corretivo;
Erros na contratação e sub-contratação;
Maus métodos operacionais que afetam o rendimento ou qualidade de execução.

Comments are closed.